Nesta atividade 23 professores realizaram a exploração de alguns objetos de aprendizagem na Rede Interativa Virtual de Educação - RIVED classificando-os e tecendo alguns comentários que podem ser vistos a seguir.
Objeto de Aprendizagem: Luz e Cor
Classificação: Excelente (6) Bom (12) Sem análise (5)
Comentário:
O Objeto de aprendizagem em questão reune as seguintes características:
- atraente - por ser colorido,
- fácil manipulação,
- ótimo para explorar noções de cores e a sensibilidade da visão, cores primárias, secundárias e suas tonalidades, soma e subtração de cores e composição da luz branca.
Objeto de Aprendizagem: Efeito Fotoelétrico
Classificação: Excelente (8) Bom (12) Razoável (2) Insatisfatório (1)
Comentário:
Para se utilizar este objeto de aprendizagem exige-se do usuário uma boa fundamentação teórica em relação aos conceitos de freqüência de intensidade de luz e DDP para que o OA não se transforme em uma simples brincadeira.
A utilização de uma DDP variável pode confundir a compreensão da visão geral.
Os professores consideraram este OA diferente e interessante para a percepção da relação entre cores, freqüência e conseqüentemente maior ou menor energia. Energia esta suficiente ou não para arrancar o elétron do metal.ressaltando que o gráfico, a estrutura e o conteúdo foram bem elaborados.Objeto de Aprendizagem: Pato Quântico
Classificação: Excelente (11) Bom (11) Sem análise (2)
Comentário:
O caráter lúdico torna o OA atraente e divertido fazendo com que os alunos se interessem por ele.
Por meio desse "jogo virtual" pode-se relacionar a questão das freqüências com as cores para se atingir o pato.
A opção de escolha dos materiais e do valor das grandezas possibilita aos alunos um grande número de reflexões em relação às suas influências. Por outro lado, não demonstra como a emissão irá ocorrer no caso de variar a intensidade da radiação incidente de freqüência maior ou igual à freqüência mínima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário