terça-feira, 29 de abril de 2008

Fala aí Professor Colaborador!

O que aconteceu na reunião ...

Em um primeiro momento fizemos uma abordagem sobre a Nova Proposta Curricular de Física, enfatizando a 3ª série, pois é nela que aparece o "tópico polêmico" da Física Moderna.

Discutimos a questão:
Por que estudar Física Moderna no ensino médio?

Fizemos a estruturação dos trabalhos futuros, onde ficou estabelecido que nos reuniríamos mensalmente para tratar tema da Proposta. Além disso, foi sugerida a criação de um grupo de estudos na DE de Ribeirão Preto.

Por sugestão da ATP Andrea, ficou combinado que cada professor participante criaria um blog para registrar e socializar os trabalhos realizados com seus alunos.

Em um segundo momento, analisamos a questão da transmutação da matéria, que culminou com a discussão do tema "radiação".

Foi proposta uma atividade explorando-se os raios-x. Os professores foram convidados a observar diversas radiografias, por meio da projeção de slides, e relatar o que foi observado nas mesmas.
Os participantes foram reunidos em grupo, onde discutiram algumas questões relacionadas à radiação. Após a discussão cada grupo apresentou suas conclusões, onde foram sugeridas várias atividades a serem desenvolvidas com os alunos.
A ATP Nelma fez o encerramento da reunião, explorando vários aspectos pedagógicos relacionados aos temas discutidos.
Nos ítens a seguir, você poderá ter uma noção das atividades realizadas na reunião...


Mílton

Nenhum comentário: